Grupo CorPol!tico propõe travessia musical e ancestral no Teatro Raul Belém Machado

O grupo CorPol!tico apresenta o espetáculo \V3NTØ (Barravento), que chega ao Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado nesta quinta-feira (28), às 20h. O espetáculo propõe uma potente narrativa musical e coreográfica sobre os percursos das culturas do funk, passando por matrizes afro-brasileiras, raízes afro-americanas, desdobramentos da cultura pós-anos 1990. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro duas horas antes do início do espetáculo.
Em cena, oito bailarinos conduzem o público por uma linha do tempo sonora e estética que parte das raízes do candomblé, do Barravento e do Congo de Ouro até o funk nacional da atualidade, ressaltando a força ancestral e espiritual que pulsa nas manifestações artísticas das juventudes periféricas. O espetáculo nasceu do desejo de dialogar com novas linguagens de corpo, som e luz, tendo o funk como tema central.
Em sua versão atual, o trabalho retoma essa proposta e amplia seu alcance, com base em investigações coreográficas e musicais realizadas desde sua estreia, em 2021. O resultado é uma criação que celebra as trajetórias das culturas afro-brasileiras e afro-americanas, atravessando suas conexões com a história, a fé, o desejo e a vulnerabilidade.
Além de reverenciar expressões corporais de matriz africana como Bantu, Malê, Yoruba e Nagô, o espetáculo também se inspira no filme Barravento, de Glauber Rocha, criando uma ponte entre a estética do Cinema Novo e a urgência das danças urbanas. Ao unir ancestralidade, experimentação tecnológica e protagonismo jovem, \V3NTØ (Barravento) convida o público a um mergulho intenso nas camadas simbólicas do corpo negro em movimento, reafirmando a dança como linguagem de resistência, memória e transformação.
Serviço
Apresentação musical | \V3NTØ (Barravento)
Data: quinta-feira (28), às 20h
Duração: 45 minutos | Classificação: livre
Ingressos gratuitos na plataforma Sympla
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, s/nº – Alípio de Melo)