Noticias

Galeria do Córrego Renascença passa por obra de recuperação estrutural no Concórdia


A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou os serviços de recuperação estrutural das paredes e lajes do piso e teto da galeria do Córrego Renascença, na região Nordeste da cidade. A galeria faz parte dos 140 quilômetros de canais fechados inseridos nas bacias do Arrudas e do Onça. As obras estão sendo executadas pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb), com investimento de cerca de R$4,3 milhões de recursos próprios da Prefeitura.

O Córrego Renascença começa nas proximidades da Rua Paru, na interseção com a Rua Jaguaribe, no bairro Concórdia, até o ponto de lançamento na Avenida Bernardo Vasconcelos. Serão recuperados os 1,8 mil metros da galeria de concreto por onde passam as águas pluviais. Com o passar dos anos, essas estruturas utilizadas no sistema de macrodrenagem urbana sofrem um desgaste gradual pelo escoamento das águas, com a interferência de sedimentos sólidos, esgotos clandestinos e contaminações químicas.

“Essas intervenções são importantes para o bom funcionamento de todo sistema de drenagem pluvial da bacia do Córrego Renascença, bem como a garantia da estabilidade de todas as vias pelas quais o canal passa, visando sanar eventuais anomalias patológicas que propiciam o carreamento de material ao interior do dispositivo de drenagem, destaca o subsecretário da Suzurb Maurício Brandão”.

Os serviços compreendem aberturas de poços de acesso, iluminação do trecho, construção de barragens do tipo ensecadeiras, limpeza das superfícies, tratamento das áreas com corrosão, tratamento das juntas de dilatação, recuperação de laje de piso e teto, fechamento de trechos com carreamento de material, pintura de laje de teto. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2026.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo