Jovens do Barreiro debatem urbanização e recuperação de áreas degradadas

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza neste sábado (23), das 10h às 12h, a oficina Soluções Baseadas na Natureza e Conexões de Fundo de Vale, voltada a jovens que moram na Regional Barreiro. A atividade é gratuita e integra as ações do programa Já Tô Lá – Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá. Não é necessária a inscrição prévia.
O objetivo da oficina é ampliar o conhecimento sobre urbanização, cursos d’água e alternativas sustentáveis para a recuperação de áreas degradadas no território. O encontro acontecerá no Quinta Arte Barreiro, na Avenida Sinfrônio Brochado, 1.053.
Estrutura da oficina
A oficina será dividida em dois momentos: um teórico e outro prático. Na parte teórica, os participantes conhecerão os impactos da urbanização em fundos de vale, o histórico das intervenções de engenharia (como as canalizações) e estratégias integradas às Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Também serão abordadas as diretrizes do Plano Diretor de Belo Horizonte para essas áreas.
Na parte prática, os jovens vão comparar a situação dos córregos Olaria (em estado natural) e Jatobá (parcialmente canalizado), com o apoio de mapas, imagens de satélite e fotografias. Em seguida, participarão de uma atividade criativa para imaginar intervenções sustentáveis para o futuro da região.
Equipe responsável
A formação será conduzida por uma equipe multidisciplinar composta por Jupira Gomes de Mendonça (urbanista e coordenadora do programa pelo Consórcio Práxis Metrics), Maria Júlia Andrade Vale (psicóloga social da Equipe Parangolé); e Deyvid Wavel Barreto Rosa (engenheiro especialista em hidrologia urbana).
A mobilização está sendo realizada em parceria com o Conselho Municipal da Juventude da Regional Barreiro e o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Cláudio Brandão. A expectativa é reunir cerca de 30 jovens da área de abrangência do programa.
Programa Já Tô Lá
Iniciado em março de 2024, o Programa Já Tô Lá – Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para construir, de forma integrada e participativa, propostas de melhorias e desenvolvimento urbano, ambiental e social para a Região do Vale do Jatobá, na Regional Barreiro.
O programa está alinhado ao Plano Diretor de Belo Horizonte (Lei nº 11.181/2019) e aos princípios da Nova Agenda Urbana da ONU-Habitat. Com base em um processo colaborativo, propõe um modelo de gestão territorial mais justo, inclusivo e sustentável, com potencial de ser replicado em outras regiões da cidade.
O Já Tô Lá abrange 29 bairros e ocupações, que reúnem diferentes realidades: assentamentos de interesse social, bairros consolidados, zonas industriais e áreas ambientalmente sensíveis. Esse território diverso, que se estende do Córrego Olaria até a Avenida Senador Levindo Coelho, é o foco dos estudos que orientam a elaboração de planos de ação construídos em diálogo com quem mora, trabalha ou circula na região.