Memórias compartilhadas inspiram espetáculo no Teatro Raul Belém Machado

O passado, feito de lembranças inacabadas, ganha vida no palco do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado neste sábado (13), às 20h, com o espetáculo “Pretérito Imperfeito”, da Mimulus Cia de Dança. Inspirada pela força da memória, a montagem propõe uma experiência sensível e interativa em que o público também é convidado a compartilhar fragmentos do que nunca será esquecido. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Sympla ou na bilheteria do teatro duas horas antes do espetáculo. A programação completa dos teatros municipais pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
A montagem faz referência ao tempo verbal que descreve fatos passados não concluídos, ressaltando a ideia de que lembranças do passado permanecem vivas no presente. O espetáculo traz as memórias da trajetória da companhia e se transforma a cada apresentação. O público também participa da cena, escrevendo em pequenos bilhetes aquilo que nunca irá esquecer. Esses fragmentos são incorporados ao espetáculo, criando uma interação direta entre artistas e plateia.
A criação foi inspirada inicialmente pelo livro “Pequeno Tratado das Grandes Virtudes”, do filósofo francês André Comte-Sponville, e dialoga com a mitologia grega, em que a dança é filha da memória. Laboratórios de poesia e música erudita brasileira colaboraram para a construção da obra, dirigida por Jomar Mesquita, que reuniu trilha sonora, cenário, luz e pesquisas corporais em mais um trabalho da Mimulus. A trilha inclui músicas instrumentais brasileiras, do erudito ao popular.
Serviço
Espetáculo: “Pretérito Imperfeito” | Mimulus Cia de Dança
Duração: 60 minutos | Classificação: livre
Data: sábado (13), às 20h
Ingressos: gratuitos | Retirada no Sympla ou na bilheteria com duas horas de antecedência
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, s/nº – Alípio de Melo)