Mostra de filmes nacionais no Cine Santa Tereza aborda o mundo do trabalho

O ato de trabalhar pode assumir diversas formas, expressões e particularidades. Mas há algo em comum nessas muitas possibilidades do trabalho: ele faz parte do cotidiano em sociedade e envolve questões políticas, coletivas e individuais. É pensando nessas questões que o Cine Santa Tereza preparou a mostra “Filmar o Trabalho”, com exibições e sessões comentadas de filmes brasileiros, de 3 a 18 de maio. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte e os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema, a partir de 30 minutos antes das sessões.
Na mostra “Filmar o Trabalho”, os filmes apresentam trabalhadoras e trabalhadores da fábrica e do campo, da construção civil e da indústria metalúrgica, da mineração e da pedreira, da cozinha e da internet, entre outros locais. A iniciativa inclui desde obras documentais até ficções experimentais, atravessadas por questões caras para pensar o tempo atual: o emprego formal, a luta de classes, a falta de dinheiro e de perspectiva, a fome, o conflito entre o desejo e a obrigação, e o amor.
Ganham destaque na programação as sessões comentadas dos filmes “Trabalhar Cansa” (2011), de Juliana Rojas e Marco Dutra, comentada por Ludmila Guimarães e Pedro Carcereri, e mediada por Guilherme Cardoso, do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos da UFMG, na quarta-feira (7), às 19h; e do longa “Arábia” (2017), de João Dumans e Affonso Uchôa, no sábado (17), às 19h, com comentários de Carla Maia, coordenadora do Cine Santa Tereza.
Haverá também sessões de filmes como “Que horas ela volta?” (2015), “Conterrâneos velhos de guerra” (1991), “São Paulo S.A.” (1965) e “Estômago” (2007), entre outros filmes que questionam o lugar do trabalhador no Brasil, evidenciam a luta pela garantia de direitos e fazem refletir sobre as relações de poder no ambiente de trabalho.
Serviço
Mostra: “Filmar o Trabalho”
Data: de 3 e 18 de maio de 2025
Ingressos: gratuitos, com retirada na plataforma Sympla, conforme disponibilidade
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza).