Operação Tolerância Zero fiscaliza ônibus na Estação Barreiro

 
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30) mais uma operação Tolerância Zero contra irregularidades no serviço de transporte coletivo na capital. O prefeito Álvaro Damião e o superintendente de Mobilidade, Rafael Murta, acompanharam o trabalho de fiscalização dos agentes da Sumob e da BHTrans na Estação Barreiro.
Durante a ação, nove ônibus foram fiscalizados, resultando em seis autuações por problemas como letreiros e layout externo dos veículos com irregularidades, sujeira e defeito na luz de apoio do freio. Um dos veículos, além de autuado, teve a autorização de tráfego recolhida por apresentar freio de porta inoperante (dispositivo que impede que o ônibus trafegue com as portas abertas).
O prefeito Álvaro Damião destacou a importância de manter o rigor no controle da qualidade do transporte coletivo. “Esta operação é a continuidade de um dos legados do prefeito Fuad Noman, que eu prometi que iria seguir – para ele e, consequentemente, para o povo de Belo Horizonte. A gente espera que, com esse trabalho de fiscalização, consigamos zerar ou pelo menos reduzir ao máximo o número de ônibus que saem das garagens sem condições adequadas de atender a população”.
As ações da operação Tolerância Zero são realizadas diariamente pela Prefeitura e são fruto de um trabalho contínuo de melhoria no sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte. As fiscalizações também levam em consideração as solicitações feitas pelos passageiros.
Desde o início da operação, em janeiro de 2024, foram realizadas 5.502 ações de fiscalização e 30.955 ônibus foram vistoriados – alguns deles mais de uma vez – o que representa uma média superior a 480 veículos fiscalizados por semana. As operações geraram 31.929 autuações, 1.178 autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
Os agentes fiscalizam os ônibus nas portas das garagens, nas estações e ao longo dos itinerários das linhas – inclusive nos pontos finais. O monitoramento também é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do sistema SITBus, que acompanha a movimentação dos veículos via GPS.
O superintendente da Sumob, Rafael Murta, ressaltou que os resultados das fiscalizações já são perceptíveis. “As ações de fiscalização vêm alcançando bons resultados na melhoria dos serviços prestados à população. O que temos observado é que, a cada operação, há menos ônibus com irregularidades. Desde que intensificamos as fiscalizações, houve uma queda significativa no número de veículos sem autorização de tráfego válida, um sinal claro de que o transporte coletivo de Belo Horizonte está melhorando”, destacou.
A população pode registrar manifestações sobre o transporte coletivo municipal pelo Portal de Serviços da PBH ou pelo aplicativo PBH APP, informando a linha, o número do veículo e horário. Também são acolhidas sugestões nas Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs). Com essas informações são direcionadas as ações de fiscalização dos agentes da Sumob e da BHTrans.
 
 
				



