Noticias

Participantes de trilhas guiadas serão convidados para plantios em dois parques


Nesta semana haverá atividades de educação ambiental para pessoas de todas as idades em dois parques municipais. Na sexta-feira (7), será realizada a Trilha das Borboletas, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro. No sábado (8) será a vez da trilha guiada no Parque Ursulina de Andrade Mello, na região da Pampulha. As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas previamente por e-mail (educaparques@pbh.gov.br).

Ao final das duas atividades, o público será convidado a participar de um plantio coletivo, colocando em prática o aprendizado adquirido durante o percurso. A proposta é estimular a consciência ambiental, o sentimento de pertencimento e o engajamento na recuperação e manutenção da vegetação dos parques.

Durante o plantio serão abordados temas como o período mais adequado para o plantio, os cuidados com as mudas e o solo e a importância de compreender os ciclos naturais da natureza, tornando a experiência ainda mais significativa e transformadora. A iniciativa faz parte do programa de educação e sensibilização ambiental desenvolvido pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), com o objetivo de aproximar a população dos espaços verdes da cidade e promover o conhecimento sobre a biodiversidade local.

Coração verde

A Trilha das Borboletas convida o público para uma experiência educativa e de contato com a natureza, por meio de uma caminhada guiada no Parque Municipal, o coração verde de Belo Horizonte. Serão duas saídas, às 10h e às 14h, com ponto de encontro na praça em frente à administração do parque.

Durante o trajeto, com duração média de 40 minutos, os participantes poderão observar a flora e a fauna, conhecer curiosidades sobre o ciclo de vida das borboletas e compreender seu papel essencial como bioindicadores e polinizadores. O passeio inclui paradas estratégicas para observação de espécies como o manacá-de-cheiro e a planta borboletinha, além da escuta do som do Córrego Acaba Mundo, que passa sob o parque.

A trilha foi retomada após cuidadoso processo de revitalização do Jardim das Borboletas. Totalmente recuperado e repleto de novas espécies de plantas hospedeiras e nectaríferas, o percurso está ainda mais bonito e acolhedor. O espaço abriga uma rica variedade de polinizadores e borboletas, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a promoção da educação ambiental.

Indicada para o público a partir de 5 anos, a trilha é ideal para famílias, grupos escolares e amantes da natureza. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até 16h desta quarta-feira (5).

Mata fechada

No Parque Ursulina de Andrade Mello, a trilha guiada que une lazer, contato com a natureza e aprendizado. O percurso terá início às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia e trajeto de 1,5 quilômetro. As inscrições serão aceitas até 16h desta quinta-feira (6).

Durante a caminhada, os participantes visitarão trechos de mata fechada, nascentes, o jardim de plantas medicinais e áreas em processo de recuperação ambiental, conhecendo um pouco mais sobre o trabalho de preservação e manejo realizado no parque.

Para garantir conforto e segurança nas trilhas, é obrigatório o uso de calçados fechados, sendo recomendável também usar roupas leves, protetor solar, repelente, chapéu ou boné, além de levar garrafinha de água. Em caso de chuvas fortes ou outras condições climáticas.

Programação

Parque Municipal Américo Renné Giannetti – entrada pela Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro (ponto de encontro)
Data: sexta-feira (7)
Inscrição obrigatória pelo e-mail educaparques@pbh.gov.br até 16h de quarta-feira (5)
Horários das saídas: 10h e 14h
Capacidade: mínimo cinco e máximo 25 pessoas.
Público recomendado: crianças a partir de 6 anos devem estar acompanhadas de um responsável adulto
Atividade especial: plantio educativo ao final da trilha

Parque Ursulina de Andrade Mello – Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 – Castelo
Data: sábado (8)
Inscrição obrigatória pelo e-mail educaparques@pbh.gov.br até 16h de quinta-feira (6)
Horário: 9h
Ponto de encontro: portaria do parque
Duração média: uma hora e meia
Extensão aproximada: 1,5 quilômetro
Capacidade: mínimo cinco e máximo 25 pessoas
Público recomendado: indicado para todos os públicos. Crianças a partir de 6 anos devem estar acompanhadas de um responsável adulto. Não é indicada para pessoas com mobilidade reduzida.
Atividade especial: plantio educativo ao final da trilha
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo