Vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP passa a ser contínua

Seguindo as recentes orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte ampliou, de forma definitiva, a aplicação da vacina contra hepatite A para os usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O esquema vacinal é composto por uma ou duas doses, dependendo da comprovação vacinal da pessoa. A imunização desse público está sendo realizada em 15 unidades de referência. Os endereços dos locais podem ser conferidos on-line.
A vacinação era feita temporariamente, conforme o Ministério da Saúde. Agora, a aplicação passa a ser ofertada de forma contínua a quem utiliza a profilaxia.
Neste ano já foram registrados 256 casos de hepatite A. Em 2024 inteiro foram 176, e apenas oito em 2023. Devido ao aumento dos registros na capital, também estão sendo imunizadas as pessoas que tiveram contato com quem testou positivo para a doença, mediante contato prévio realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e avaliação da indicação para receber a vacina.
Na rotina, a vacina faz parte do calendário infantil, no esquema de uma dose aos 15 meses de idade, podendo ser aplicada a partir dos 12 meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) disponibiliza as doses para pessoas acima de 1 ano de idade e que tenham risco aumentado à infecção pela hepatite A, como aqueles que tenham hepatopatias crônicas, vivem com HIV ou apresentam imunossupressão, por exemplo.
Sintomas
A hepatite A é uma doença viral aguda que afeta o fígado. Pode não apresentar sintomas ou se manifestar com fadiga, tontura, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Os sintomas surgem, em média, 28 dias após a exposição ao vírus.
A transmissão ocorre pelo contato da boca com fezes ou materiais contaminados, pelo contato próximo com pessoas infectadas ou por meio de relações sexuais. Cabe destacar que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, além de medidas como lavar as mãos regularmente, higienizar alimentos e manter cuidados antes e após as relações sexuais.