PBH apresenta balanço das Comissões Regionais de Transporte em 2025

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou aos integrantes das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs) o balanço das principais ações desenvolvidas ao longo de 2025. O encontro reuniu representantes das nove regionais, além de equipes da PBH, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Superintendência de Mobilidade (Sumob), da Secretaria de Governo e da BHTrans.
A gerente de Mobilização Social, Suzana Belo, conduziu a apresentação dos resultados, que refletiram um ano de forte integração entre comunidade e poder público. Ao todo, foram realizadas 36 reuniões ordinárias e 76 extraordinárias, garantindo diálogo contínuo com moradores e lideranças regionais.
As CRTTs registraram 1.116 demandas, das quais 79,2% foram resolvidas e 143 projetos operacionais estão em implantação. As solicitações envolveram tanto o transporte coletivo (305 demandas) quanto questões de trânsito (811 registros).
Demandas por regional:
– Venda Nova: 177
– Norte: 109
– Nordeste: 139
– Pampulha: 84
– Noroeste: 138
– Leste: 88
– Centro Sul: 72
– Oeste: 180
– Barreiro: 129
Participação em capacitações e eventos
Ainda durante o ano, representantes das CRTTs participaram de debates e atividades formativas sobre temas estratégicos, como:
– Pílulas de capacitação
– Plano de Mobilidade (sobre a obra da trincheira da Cristiano Machado)
– Audiência pública, reuniões e encontros técnicos para debates sobre o Move Amazonas
Ações de trânsito e transporte
Durante a reunião, Luís Castilho, chefe de gabinete da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), apresentou um balanço das melhorias implementadas ao longo do ano, sendo:
– Programa de redução do tempo de viagem no transporte coletivo: implantação de faixas exclusivas nas avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo;
– Ampliação da infraestrutura cicloviária: 7,4 quilômetros de novas ciclovias implantadas;
– Testes de patinetes elétricos em áreas piloto;
– Pesquisa no período noturno para melhoria do transporte à noite;
– 203 pontos de ônibus revitalizados com novas informações ao usuário;
– 244 novos ônibus entregues à frota: 3 miniônibus, 164 convencionais e 77 veículos do sistema Move;
– Implantação de novos paraciclos e bicicletários, ampliando a integração com a mobilidade ativa.
Aprovação da comunidade
Para Charles Eduardo Faria Brasileiro, representante da CRTT Pampulha, o balanço evidencia como a participação social tem sido decisiva para o avanço da mobilidade urbana de Belo Horizonte. “O volume de demandas analisadas, as reuniões e o trabalho conjunto com as nove regionais mostram que ouvir a população é fundamental para orientar soluções concretas, seja no transporte coletivo, no trânsito ou na mobilidade ativa. As melhorias implantadas, como novas faixas exclusivas, ciclovias, revitalização de pontos de ônibus, ajustes de itinerários e ampliação da frota são resultado direto dessa escuta qualificada”.
Exupério Dias da Silva, representante da CRTT Barreiro, avalia que 2025 deixou um saldo extremamente positivo para a região, resultado direto das demandas apresentadas e discutidas ao longo das reuniões. “A CRTT se consolidou como um canal essencial entre os moradores e a Prefeitura, possibilitando importantes melhorias para o Barreiro. Tivemos a implantação de novos semáforos, criação e ajustes de linhas de ônibus, instalação de quebra-molas, adequações viárias e mudanças de circulação que tornaram o deslocamento mais seguro e eficiente para toda a comunidade”.
Sobre a CRTT
A Prefeitura de Belo Horizonte mantém um canal de participação popular nos debates e decisões em questões sobre transporte público, trânsito e planejamento urbano por meio das CRTTs, instituídas nas nove regionais da capital.
Os representantes são eleitos pelas comunidades locais. Além de moradores e pessoas interessadas, compõem os grupos membros indicados pelos Fóruns de Transporte Suplementar, de Táxi, Transporte Escolar e pelos ciclistas e motociclistas. Os integrantes das Comissões são escolhidos pela comunidade em processo eleitoral aberto a todos os interessados.
A última eleição foi em 30 de outubro de 2021, quando foram eleitos três integrantes titulares e três suplentes por Território de Gestão Compartilhada para o biênio 2021/2023, totalizando 240 membros. Em abril de 2022, os eleitos foram designados por meio de Ato do Gabinete do Prefeito e, em maio, foram iniciadas as reuniões entre os integrantes das Comissões, comunidades e o poder público.




