Noticias

PBH apresenta resultados do Inventário sobre Irmandades e Guardas do Rosário


A Prefeitura de BH promove nesta quinta-feira (23), das 18h30 às 21h, no Museu da Moda (Rua da Bahia, 1.149 – Centro), reunião pública para apresentação dos resultados do Inventário participativo das Expressões Culturais das Irmandades e Guardas do Rosário de Belo Horizonte. O encontro busca validar junto às comunidades do Rosário os resultados da pesquisa iniciada em 2024 com o objetivo de preservar o legado cultural e histórico destas manifestações.

A intenção é que o Inventário possa subsidiar o reconhecimento das Irmandades e Guardas como Patrimônio Cultural da Cidade. O encontro tem entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido  pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a AME Cultura e com as comunidades do Rosário da cidade.

A reunião tem como objetivo compartilhar com o público o mapeamento dos Irmandades e Guardas do Rosário, com um panorama histórico das expressões culturais em Belo Horizonte e a caracterização do ciclo festivo das Irmandades e Guardas, que será indicado para Registro no Livro das Celebrações. Durante o encontro também serão apresentados o material educativo e informativo produzido a partir do estudo e um documentário que sintetiza a pesquisa com depoimentos de mestres e mestras dessa cultura tradicional.

O Inventário foi desenvolvido de forma participativa, contando com a atuação de mestres e mestras das tradições do Rosário como consultores do estudo, entre eles a Rainha Belinha – Isabel Casimira Gasparino, Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte, Rainha do Congo do Estado de Minas Gerais e Rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário; e o Capitão Geraldo Antônio da Silva, Mestre da Cultura Popular e Capitão Regente da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário do Bairro Alto dos Pinheiros.

Além disso, 10 jovens das comunidades participaram ativamente do processo, colaborando na organização de acervos documentais, na elaboração e acompanhamento das entrevistas e no registro fotográfico dos festejos. Essa participação ampliada foi uma demanda das próprias comunidades, com o propósito de garantir que o estudo refletisse a ótica dos fazedores culturais, fortalecendo o protagonismo das Guardas e Irmandades e estimulando a formação de novos pesquisadores vindos dessas tradições.

Após as considerações e ajustes que poderão ser sugeridos na Reunião Pública, o Dossiê de Registro será finalizado e encaminhado ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH), que avaliará a titulação das Irmandades e Guardas como Patrimônio Cultural da Cidade. A deliberação está prevista para ocorrer em dezembro de 2025.

Serviço
Reunião Pública | Apresentação dos resultados do Inventário Cultural das Irmandades e Guardas de Belo Horizonte
Data: quinta-feira (23), das 18h30 às 21h
Entrada gratuita
Local: Museu da Moda de Belo Horizonte – Rua da Bahia, 1.149, Centro
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo