PBH apresenta soluções urbanas em fórum internacional na Turquia

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), participou do Fórum Urbano de Mármara (Maruf), realizado em Istambul, na Turquia, onde compartilhou experiências inovadoras de planejamento urbano desenvolvidas na capital mineira. A participação da PBH no evento foi a convite da Fundação Van Leer, responsável pela iniciativa Urban95 — rede internacional de cidades comprometidas com o desenvolvimento da primeira infância, da qual BH é parceira.
Representando a PBH no evento, a subsecretária de Planejamento Urbano da SMPU, Renata Herculano, foi uma das palestrantes do painel Bem-estar urbano: direito ou privilégio, e destacou a importância da troca de experiências no cenário internacional.
“A presença da PBH no evento é fundamental na busca por soluções urbanas inovadoras. Esse tipo de intercâmbio de conhecimento reforça o compromisso da Prefeitura em inserir Belo Horizonte no debate global e impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o futuro da cidade”, afirmou.
Um dos projetos apresentados foi fruto da parceria entre o Programa de Qualificação de Centralidades e a Urban95, destacando boas práticas de urbanismo tático com foco na primeira infância, sobretudo em áreas de maior vulnerabilidade social. As ações buscam requalificar os espaços públicos nos entornos escolares e fortalecer polos econômicos e sociais em nove regionais da cidade, promovendo acessibilidade, segurança e pertencimento.
Outro destaque foi a participação da PBH em uma mesa promovida pela ONU-Habitat sobre habitação no contexto metropolitano. A convite da organização, a cidade integrou um grupo restrito de 20 especialistas globais e, na ocasião, apresentou o caso da região da Izidora — considerada o maior conflito fundiário da América Latina, composta pelas comunidades Vitória, Esperança, Rosa Leão e Helena Greco.
Em diferentes fases de urbanização, essas áreas foram contempladas com R$247 milhões do Programa Periferia Viva, a partir de projetos apresentados pela Prefeitura ao Governo Federal.
Sobre o evento
Com o lema “Cidades Desenvolvendo Soluções”, o Maruf promove o intercâmbio de experiências, articulando agendas globais e desafios locais para inspirar ações concretas e colaborativas nos municípios. O evento destaca as cidades não apenas como espaços de desafios, mas como centros de inovação, criatividade e transformação, especialmente em um contexto global marcado por crises e incertezas.
Organizado bienalmente pela União das Municipalidades de Mármara, o Maruf chegou à 4ª edição em 2025, realizada entre os dias 1º e 3 de outubro, no Centro de Congressos Haliç, em Istambul. Nesta edição, o evento reuniu mais de 5 mil participantes e palestrantes de 50 países, consolidando-se como um dos principais espaços de debate internacional sobre o futuro das cidades.