Noticias

PBH apresentou Plano Municipal de Arborização Urbana da capital neste sábado (13)


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou neste sábado (13), para a comunidade do bairro Ribeiro de Abreu e movimentos coletivos,  o Plano Municipal de Arborização de Belo Horizonte. Construído em conjunto com a sociedade civil, o documento – lançado em junho durante a Semana do Meio Ambiente pelo prefeito Álvaro Damião – representa uma política pública robusta e abrangente de ampliação da cobertura arbórea da capital, de forma resiliente e integrada a desafios urbanos e a crise climática.

A meta da PBH é plantar, até o final deste ano, 50 mil árvores – 25% a mais em relação a 2024. Durante o evento às margens do Ribeirão do Onça, em espaço comunitário e de valorização da sustentabilidade urbana, ocorreu o plantio simbólico de 12 mudas em celebração ao plano e em reconhecimento ao trabalho dos coletivos de plantio urbano.

O PMAU é estruturado em cinco eixos de ação, envolvendo 32 órgãos e secretarias e mais de 200 tarefas, integrando plantio, manejo adequado, monitoramento contínuo e participação social. As metas também incluem ações de educação ambiental e comunicação, com painel de monitoramento em tempo real.

Belo Horizonte é referência no planejamento e na gestão da arborização urbana, com reconhecido pioneirismo na área. A PBH estruturou o plano de forma participativa e integrada antes mesmo da tramitação da Política Nacional de Arborização Urbana, reafirmando o compromisso da cidade em antecipar soluções, responder às demandas ambientais e sociais e alinhar-se às melhores práticas nacionais e internacionais.

Além desses impactos diretos, o plano contribui de forma significativa para a Agenda 2030 da ONU, com alinhamento, direto e indireto, a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles: Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida Terrestre; Parcerias e Meios de Implementação.

O secretário João Paulo Menna Barreto pontua que a arborização urbana representa a garantia direta de qualidade de vida da população, agindo na regulação do clima e bem-estar. “O Plano Municipal de Arborização Urbana será o nosso guia na construção de uma Belo Horizonte mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas, promovendo um futuro sustentável às futuras gerações”, destaca. Menna sublinha ainda o compromisso do prefeito Álvaro Damião para a implementação do plano.

 

 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo