PBH inicia credenciamento de novas hortas comunitárias

Está aberta a etapa de credenciamento para implantação de novas Unidades Produtivas Comunitárias de Belo Horizonte. São seis áreas disponíveis para implantação na cidade, abrangendo as regiões Centro-Sul (Vila Marçola), Nordeste (Jardim Getsêmani), Leste (Alto Vera Cruz e Santa Inês) e Barreiro (Solar do Barreiro e Vila Ecológica). Para se inscrever, é necessário que as pessoas interessadas tenham cadastro ativo no CadÚnico e preencham o formulário disponível na página da Prefeitura até o dia 28 de setembro.
As Unidades Produtivas, comumente conhecidas como hortas, são espaços de cultivo para a produção de alimentos saudáveis, a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população e para potencializar a coletividade nas comunidades. Estes espaços podem ter diversos tipos de cultivos, como hortaliças, frutíferas, sistemas agroflorestais, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, flores, compostagem, criação de animais, dentre outros.
Caso cumpram os requisitos exigidos no edital, os selecionados serão agrupados e direcionados para uma área disponibilizada para a prática da agricultura urbana atendida pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e receberão as instruções para o início das atividades nas hortas. A ação promove o desenvolvimento local sustentável, transformando áreas improdutivas em espaços de promoção da segurança alimentar e nutricional.
Os agricultores aprovados para cultivar nas Unidades Produtivas recebem a doação de insumos, oficina de capacitação e assistência técnica após o plantio, visando a autonomia e sustentabilidade da horta. Efetivada a implantação, é feito o cadastramento da Unidade Produtiva, que passa a receber uma equipe para o monitoramento e a manutenção do local a partir das demandas do grupo.
Atualmente, há cerca de 140 mil m² de área cultivada pelas 59 unidades produtivas coletivas espalhadas pela cidade. Os endereços podem ser conferidos no Portal da PBH.
Sessão pública virtual
Será realizada na quinta-feira (18), às 14h, uma sessão pública virtual com a equipe técnica para explicar e tirar dúvidas sobre o fomento da política e o processo de credenciamento, habilitação e atendimento para as Unidades Produtivas. Não é necessária inscrição prévia, basta acessar a reunião por esse link.