PBH inicia projeto piloto de preparação de servidores para aposentadoria

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou o Projeto Piloto de Preparação para Aposentadoria. A primeira reunião virtual promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado, teve a participação de 30 servidores selecionados por preencherem os requisitos para se aposentar. O objetivo inicial é contribuir para uma transição estruturada, tranquila e consciente dos servidores municipais para o momento da aposentadoria.
A iniciativa não se limita à abordagem técnica, mas também contempla aspectos emocionais e jurídicos dessa transição. Segundo Roberta Senna, diretora de Gestão de Benefícios Previdenciários da SMPOG, a ideia é proporcionar um acompanhamento contínuo, garantindo que os servidores compreendam todas as regras de aposentadoria, previsões de proventos e as implicações legais e emocionais envolvidas no processo.
Com esse projeto, a PBH reforça a posição de referência em políticas de valorização do servidor, alinhando responsabilidade institucional e acolhimento humano e destacando a importância do servidor público para o funcionamento da cidade. “O Projeto Piloto tem como principal objetivo proporcionar aos servidores um acompanhamento humanizado, auxiliando-os numa a transição de forma eficiente e segura. Além disso, a iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura com o bem-estar dos servidores, reforçando a valorização do corpo funcional.”, destaca Roberta Senna.
Próximas atividades
A SMPOG dará continuidade ao programa com o agendamento das atividades e o contato direto com os servidores participantes por meio dos canais oficiais da Secretaria. A participação no projeto será organizada de forma individualizada, garantindo que todos recebam as orientações necessárias para cada fase do processo.
Programação
Ciclo de palestras (6 de novembro, das 9h às 12h): serão abordados temas como saúde, bem-estar e planejamento financeiro, oferecendo informações essenciais para que os servidores se preparem para essa nova fase.
Atendimento individualizado (10 a 19 de novembro): será dedicada à análise de documentos, cálculos de proventos e orientações personalizadas, garantindo que cada servidor compreenda claramente os direitos, valores e benefícios.
Entrega de documentos finais: os participantes receberão uma cartilha informativa com todas as atualizações sobre aposentadoria, cálculos de proventos e um certificado de participação, condicionado à conclusão de todas as etapas do projeto.