Noticias

PBH lança projeto Bem-Estar Animal sobre Rodas para garantir atendimento a pets de comunidades vulneráveis


Uma unidade móvel adaptada para prestar serviços veterinários, com capacidade para realizar consultas mensais e castração de cães e gatos, vai percorrer comunidades vulneráveis para atender animais em Belo Horizonte. Este é o foco do projeto Bem-Estar Animal sobre Rodas, lançado nesta segunda-feira (25) pelo prefeito Álvaro Damião, em parceria com o Ministério Público Estadual e a ONG Vida Animal Livre.

“O atendimento começa a ser feito com essa unidade lançada hoje no Taquaril. Mas a intenção é disponibilizar mais veículos como este, porque as regionais são muito extensas, são muitos bairros, e a gente quer levar esse atendimento para todos os animais da capital”, afirmou o prefeito.

Nesta segunda-feira, o veículo fez os atendimentos na Praça Che Guevara, no Taquaril, onde foram realizadas consultas com pesagem e diagnóstico, vacinação de cães e gatos, aplicação de antiparasitários, exames de hemograma – com resultados em até sete dias – e fornecimento de medicamentos. O projeto prevê o uso de autoclave para esterilização e anestesia inalatória para procedimentos seguros.

O Bem-Estar Animal Sobre Rodas também promove a posse responsável, com informações sobre alimentação, higiene, castração e vacinação, e serão distribuídas cartilhas educativas. O objetivo do projeto é a redução de doenças e do abandono, incentivando o vínculo do tutor com o animal. 

São oferecidas três doses de vacina V8 para os cães filhotes e uma dose para os adultos. Os gatos filhotes receberão três doses da vacina V4, e os adultos vão receber uma dose. A meta é vacinar 360 animais, com busca ativa para concluir os ciclos. 

“O projeto atende a crescente necessidade de levar saúde para os animais de estimação das populações menos favorecidas. Muitas pessoas não têm condição financeira para cuidar do seu bichinho como desejam, por isso desenvolvemos este projeto em parceria com Ministério Público”, destaca a subsecretária de Bem-Estar Animal, Maria Clara Rêgo.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo