Noticias

Prefeitura de BH promove simulado de combate a incêndios florestais no Parque das Mangabeiras


Na próxima segunda-feira (21), às 14h, será realizado no Parque das Mangabeiras o simulado do Protocolo Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Parques Municipais da capital. A ação promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte reúne vários órgãos municipais, do Estado e tem como objetivo avaliar a capacidade de resposta integrada das instituições envolvidas, além de conscientizar as equipes e a população sobre a importância da prevenção e do combate a incêndios em áreas verdes urbanas.

Durante o período de seca, o número de incêndios em parques aumenta consideravelmente. Segundo dados de 2024 do monitoramento feito pelo Centro Integrado de Operações (COP-BH), houve dois registros em março, quando começa a estiagem, que aumentaram para 33 em setembro, mês marcado pelo início da ocorrência de chuva. Ao todo, foram 78 focos de incêndio no período.

Participam do exercício no Parque das Mangabeiras a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), o COP-BH, o Samu, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O protocolo, desenvolvido em conjunto pelas instituições, estabelece diretrizes para atuação coordenada, com foco em quatro eixos principais: prevenção e monitoramento, ações de pronta resposta, capacitação contínua e educação ambiental.

“A emergência climática é uma realidade mundial e os incêndios em áreas verdes agravam esse cenário, sendo extremamente danosos e comprometendo todo o ecossistema e a qualidade de vida na cidade. Estamos unindo esforços para mitigar esses efeitos por meio de uma ação rápida de combate. Já utilizamos o protocolo em algumas situações e ele foi fundamental para a contenção de danos em nossas áreas verdes. Seguimos aprimorando esses processos e investindo em melhorias para lidar com as questões ambientais, para que BH seja cada dia mais resiliente e sustentável”, ressalta o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite.

Praça das Águas

A simulação será em uma área controlada do Parque das Mangabeiras, nas proximidades da Praça das Águas. A escolha do local se deve à sua relevância ambiental e ao papel estratégico que desempenha na conscientização da população sobre a preservação da natureza, com concentração de 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. O espaço recebe cerca de 40 mil pessoas por mês em busca de lazer e entretenimento. Durante o exercício, será simulado um início de incêndio no estacionamento do parque, utilizando materiais combustíveis isolados da vegetação, de forma segura e controlada.

O simulado também será executado no COP-BH, que atuará no monitoramento das imagens captadas por câmeras de vigilância instaladas no parque. Ao identificar o foco de fumaça, o Centro acionará imediatamente os órgãos competentes, seguindo o fluxo definido pelo protocolo. O primeiro combate será feito por brigadistas e guardas municipais presentes no local, enquanto as demais equipes são mobilizadas para reforçar a resposta.

A Guarda Municipal iniciará a evacuação do parque e controle dos fluxos de acesso, bem como orientação do ponto de encontro para a chegada de demais equipes para realizar o combate ao incêndio, além de assistir as equipes com emprego de drone e resgate a fauna. Segundo o Coordenador do Departamento de Meio Ambiente da corporação, supervisor Crislem Martins, o trabalho integrado dos órgãos envolvidos nas ações de prevenção e resposta demonstra a organização e a sinergia do poder público na proteção ao meio ambiente. “Estamos estruturando uma resposta sólida aos desafios dos incêndios florestais e é fundamental que a comunidade se envolva nesse esforço, evitando o uso do fogo em limpeza de lotes e acionando os órgãos responsáveis ao perceber qualquer foco de incêndio”.



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo