PBH reforça entrega de cobertores para a população em situação de rua em razão do frio

A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta quarta-feira (22) uma ação de distribuição de cobertores para a população em situação de rua, a partir das 15h, na Praça da Estação, na região Central. A medida faz parte de um protocolo adotado no município para atuação intersetorial diante do aumento do frio, intensificando os cuidados com o grupo que é mais vulnerável às baixas temperaturas.
Os cobertores serão entregues por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, que também farão abordagens às pessoas em situação de rua, alertando sobre cuidados no período de frio e orientação sobre as vagas existentes nos abrigos e fluxo de atendimentos na rede SUS-BH.
A oferta de alimentação também passou por adequações nutricionais com cardápios preparados para o inverno, tanto nos Restaurantes Populares quanto nas unidades de acolhimento. São servidas em média 2,5 mil refeições por dia à população em situação de rua, incluindo café da manhã, almoço e jantar.
O plano de contingência é executado pelas secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Segurança Alimentar; Saúde; e Segurança e Prevenção, além da Defesa Civil. Equipes intersetoriais farão o monitoramento pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e equipes de campo serão acionadas em situações emergenciais.
A população também poderá acionar o plantão do COP pelo telefone 153, da Guarda Municipal, em caso de emergências no período noturno. Também é possível acionar a Defesa Civil, através do telefone 199. Para solicitações de atendimento que não são emergenciais, o pedido deve ser realizado no Portal de Serviços.
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social e do Consultório na Rua, que atuam em todas as regionais do município, vão intensificar as orientações quanto à proteção dos usuários em dias de temperaturas mais baixas, especialmente no período noturno. As equipes da Abordagem Social também reforçarão a atuação no encaminhamento para as unidades de acolhimento.
Já nas unidades de acolhimento há um monitoramento especial de ocupação das vagas e, se necessário, é garantida a ampliação emergencial dentro das próprias estruturas. Os serviços municipais de plantão têm acesso às vagas em tempo integral, facilitando o encaminhamento e a alocação de indivíduos que busquem o acolhimento.
Atualmente, o município conta com 600 vagas diárias de acolhimento na modalidade casa de passagem com oferta de alimentação, higienização, guarda de pertences e pernoite. Especialmente no período de frio, este modelo de acolhimento também conta com a flexibilização do horário de entrada.
Consultórios na Rua
A Secretaria Municipal de Saúde informa que durante o período do frio, as equipes do Consultório na Rua intensificam as orientações quanto à proteção em dias de temperaturas mais baixas, especialmente no período noturno.
Caso as equipes percebam que uma pessoa em situação de rua apresenta sinais de hipotermia ou outros quadros clínicos mais graves, o encaminhamento à rede de saúde deve ser imediato, por meio de atendimento em um dos 153 centros de saúde ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com acompanhamento dos profissionais. Além disso, a depender da gravidade clínica, o trabalhador aciona o SAMU.
Recomendações da Defesa Civil⠀
Durante o período de baixas temperaturas, a Defesa Civil recomenda à população em geral que se hidrate; evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; realize atividades físicas utilizando agasalho; em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano, e procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh. Nas unidades de acolhimento há um monitoramento especial de ocupação das vagas e, se necessário, é garantida a ampliação emergencial dentro das próprias estruturas ou por hospedagens parceiras, preparadas para o acolhimento humanizado desta população. Os serviços municipais de plantão têm acesso às vagas em tempo integral, facilitando o encaminhamento e a alocação de indivíduos que busquem o acolhimento.