Prefeito Álvaro Damião garante R$ 1 bilhão para Novo Anel junto ao banco do Brics

A Prefeitura de Belo Horizonte terá R$ 1 bilhão para obras do Novo Anel em financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics. O acordo financeiro foi firmado nesta quinta-feira (9) em Xangai, na China, onde o prefeito Álvaro Damião reuniu-se com a presidente da instituição, a ex-presidente Dilma Rousseff.
“No nosso primeiro dia em Xangai, sou recebido pela presidente do banco Brics, nossa eterna presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e quero agradecer pelo carinho com os belo-horizontinos e os mineiros. Na hora que fiz um pedido a ela, ela olhou para mim e disse assim, estamos juntos”, afirmou o prefeito.
De acordo com Álvaro Damião, as tratativas formais para a liberação dos recursos já começaram e vão avançar “de forma acelerada”. No encontro com Dilma Rousseff, que nasceu em Belo Horizonte, ele apresentou um panorama da cidade e os projetos da gestão. “O prefeito falou para mim dos problemas de Belo Horizonte e levantou um deles, que é a questão do Anel. Nós agora vamos partir para esse desafio”, assegurou Dilma.
O Novo Banco de Desenvolvimento foi criado para financiar projetos sustentáveis e de infraestrutura nos países que compõem o Brrics (Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã) e oferece uma alternativa ao sistema financeiro tradicional.
Municipalização
O Novo Anel foi municipalizado em junho deste ano, passando para a Prefeitura de Belo Horizonte a responsabilidade pela gestão, manutenção viária, desenvolvimento e modernização. Ao assumir a gestão da rodovia, o objetivo da PBH é compatibilizar a infraestrutura existente às características atuais e projeções para o futuro, oferecendo condições mais adequadas e seguras para a mobilidade.
“O Anel Rodoviário que você sempre sonhou vê-lo com quatro pistas descendo e subindo, sem quaisquer gargalos nos viadutos, vai acontecer. E só vai acontecer porque nós temos parcerias como essa aqui”, disse Álvaro Damião.
O prefeito viajou à China a convite da Câmara de Comércio e Associação Geral de Jinhua no Brasil e vai participar de reuniões com políticos e empresários. Ele ainda fará uma visita a empresas em soluções e serviços baseados em vídeo e análise de imagens, e ao CASS, academia central de ciências sociais. Com o vice-prefeito de Pudong, Lv Xuecheng, assinará um acordo de cooperação entre as cidades.