PBH amplia atendimento pediátrico com abertura de novos leitos no Odilon Behrens

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu 10 novos leitos que integram a Enfermaria Pediátrica de Apoio ao Período Sazonal (EPAPs) do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB). A medida faz parte de estratégia para reforçar a capacidade de atendimento durante os meses em que há aumento na demanda por cuidados pediátricos, especialmente devido à alta incidência de doenças respiratórias.
Com essa expansão, o HOB passa a contar com um total de 146 leitos dedicados à área pediátrica e neonatal. Desse total, são 46 leitos de enfermaria, 13 leitos de UDC (Unidade de Decisão Clínica), 20 leitos de UTI pediátrica, 20 de cuidados intermediários, 27 leitos de alojamento conjunto e 20 UTI Neonatal.
O número de leitos da EPAPs poderá ser ampliado para até 20, caso haja necessidade, garantindo maior flexibilidade e agilidade na resposta às necessidades da população infantil da capital mineira.
Para garantir a assistência qualificada e o pleno funcionamento dos novos leitos, está em andamento a contratação de profissionais que irão compor as equipes de atendimento da EPAPs. A medida visa assegurar um cuidado continuado, humanizado e eficiente durante o período sazonal. No total serão 53 profissionais, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.
“A abertura desses leitos é essencial para garantir que as crianças da nossa rede tenham acesso oportuno e seguro aos cuidados de saúde. Com essa medida, estamos reforçando nossa estrutura para oferecer atendimento ainda melhor à nossa população”, destaca a superintendente do HOB, Taciana Malheiros.
A criação da enfermaria integra o conjunto de ações para enfrentar os desafios da sazonalidade das doenças infantis, preservando vidas e oferecendo um cuidado mais humanizado e resolutivo para as crianças e suas famílias.