Noticias

Prefeitura de BH inicia pela Pampulha plantio de mais de mil árvores adultas na cidade


A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta quinta-feira (10) o plantio de mais de mil árvores pela cidade, começando pelo corredor verde da região da Pampulha, na altura do Nº 3.750 da Avenida Antônio Carlos (sentido bairro), entre a Rua Viana do Castelo e a alça do Novo Anel. São árvores adultas (de 3 a 5 anos) da espécie escumilha africana, também conhecida como acácia nilótica, medindo no mínimo 5 metros, como exigido pela Deliberação Normativa Comam nº 69, que regulamenta o plantio em espaços públicos da cidade.

O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI), por meio da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb). As árvores são de um lote adquirido pela Prefeitura em 2024. De acordo com o subsecretário da Suzurb, Maurício Brandão, o investimento em árvores adultas traz benefícios imediatos à cidade. “A iniciativa promove ganhos ambientais e sociais relevantes, como a captação de carbono, sombreamento instantâneo, melhoria da qualidade do ar, impacto visual positivo e incentivo ao uso dos espaços públicos”, ressalta.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, destaca que essa é uma política da atual gestão. “É uma ação cuidadosamente planejada. As árvores passam por um período de adaptação no Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica antes de serem transportadas e plantadas. Esse processo envolve equipes especializadas e logística adequada”, ressalta.

Os plantios serão feitos em outras regiões da cidade, com definição dos locais conforme critérios técnicos de visibilidade e impacto ambiental. A arborização urbana é essencial para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida. Entre os principais benefícios estão melhoria da qualidade do ar e produção de oxigênio, redução da temperatura e aumento da umidade do ar; diminuição da poluição sonora e retenção de partículas poluentes; sombreamento de vias e edificações, reduzindo o uso de ar-condicionado; prevenção de enchentes e proteção do solo contra erosão; valorização paisagística e incentivo à convivência nos espaços públicos; e promoção do bem-estar físico e mental da população.

Inventário

Belo Horizonte tem cerca de 500 mil árvores, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os dados do Sistema de Informações do Inventário das Árvores de Belo Horizonte (SIIA) foram migrados para o SisCTM (Sistema Territorial Multifinalitário), da Prodabel, que conta com uma aplicação específica para o cadastro da arborização urbana. 

Equipes técnicas atuam em todas as regionais realizando a avaliação e o cadastro das árvores da cidade. Após a migração, as informações passam por um processo de revisão. Até 30 de junho de 2025, o Cadastro Arbóreo contabilizou 187.436 árvores revisadas e cadastradas em Belo Horizonte.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo