Programação de agosto da Agenda RIC 2025 tem atividades gratuitas até o dia 31

A tradicional Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, apresentações musicais e de dança no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, mostra no Cine Santa Tereza, além de diversas atividades nos centros culturais, são destaques da programação gratuita de agosto da Agenda RIC 2025, divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa integra o Programa Rede de Identidades Culturais (RIC), política permanente de promoção e reparação da igualdade racial. A programação completa e a publicação digital estão disponíveis no Portal Belo Horizonte.
A edição deste mês também apresenta mais uma publicação virtual da série “Personalidades Negras”, que homenageia Mestre Nelson Pereira e Dona Neusa de Assis, duas importantes lideranças do Quilombo Irmandade Os Carolinos. A Agenda RIC 2025 reúne atividades voltadas à valorização dos quilombos, congados e reinados de Belo Horizonte, promovendo ações que fortalecem a memória, as tradições e as expressões culturais afro-brasileiras em diferentes regiões da cidade.
Entre elas, a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá irá movimentar o Bairro Itaipu, na Regional Barreiro, desta sexta-feira (22) a 1º de setembro, reunindo fé, memória e resistência no calendário tradicional das comunidades congadeiras. A celebração tem início com a novena e o hasteamento das bandeiras, incluindo as de Nossa Senhora das Mercês, Santa Efigênia, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
A programação segue com alvoradas, missas congas, cortejos pelas ruas e a coroação dos novos reis festeiros para 2026. Os eventos são organizados pela Irmandade do Rosário do Jatobá, com participação das guardas congadeiras e das famílias da comunidade.
Equipamentos culturais
Os centros culturais da cidade oferecem uma programação diversificada ao longo do mês. No Centro Cultural Salgado Filho, Regional Oeste, a exposição “Rainhas Negras” permanece aberta para visitação de terça a sábado, das 9h às 19h. Trata-se de uma intervenção artística e cultural negra que propõe uma série fotográfica com o objetivo de dar destaque às mulheres negras afrodescendentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana por meio da fotografia.
Além disso, ao longo do mês, os 17 centros culturais distribuídos em todas as regionais da cidade oferecem oficinas de capoeira, carimbó, percussão e rodas de conversa sobre expressões afro-brasileiras e valorização da ancestralidade.
No Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, nesta sexta-feira (22), às 20h, será apresentado o espetáculo musical “Dóris entre Mestres e Sambas convida Ronaldo Coisa Nossa”. A apresentação celebra a cultura popular e afro-brasileira, com foco na tradição do samba produzido por artistas mineiros. No domingo (24), às 16h, a cantora Aline Calixto sobe ao palco com o show “Pontinhos de Amor”, parte do Festival Oni Beijada. Este é o primeiro trabalho de Aline dedicado ao público infantil, convidando as crianças a uma imersão mitológica nos Orixás e Entidades, seres divinos presentes nas religiões e na cultura afro-brasileiras.
No dia 28 (quinta-feira), às 20h, o espaço recebe o espetáculo de dança “Barravento”, do grupo CorPol!tico. A apresentação é uma jornada sensível e vibrante pelas sonoridades afro-brasileiras, transitando do candomblé ao funk contemporâneo. Todas essas atrações têm indicação livre.
No Cine Santa Tereza, recebe a sessão de encerramento da mostra Cine Paraopeba, no domingo (31), às 19h, com a exibição de três curtas do cineasta André Novais: “Quintal” (2015), “Rua Ataleia” (2022) e “Quando aqui” (2024). A sessão será comentada pelo cineasta e tem classificação indicativa de 18 anos.
Homenagem ao Quilombo Os Carolinos
A série “10+10 Personalidades Negras”, publicação digital da Agenda RIC, reconhece e celebra as trajetórias de homens e mulheres negros que, por meio da cultura, da fé, da luta e do saber, impactam positivamente a cidade de Belo Horizonte. Em agosto, a série homenageia duas importantes referências do Quilombo Irmandade Os Carolinos: Mestre Nelson Pereira e Dona Neusa.
Mestre Nelson Pereira, capitão-mor da Irmandade Os Carolinos, é uma das maiores referências do Congado mineiro. Ele atua nos cortejos desde os 7 anos, na guarda fundada por seu bisavô, Chico Calu. Com mais de seis décadas de dedicação à preservação dos saberes e à condução espiritual, foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular, em 2019, pela PBH por meio da Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura.
Dona Neusa de Assis nasceu e cresceu em meio à tradição do Congado da Irmanda Os Carolinos. Mãe, avó, dançante da Guarda, cozinheira e vice-presidente da Irmandade, tem como patronos, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
A Irmandade Os Carolinos celebra a tradição do Congado Mineiro, no bairro Aparecida, em Belo Horizonte. Fundada em 1917 por descendentes de Francisco Carolino, a comunidade realiza festejos anuais em honra a Nossa Senhora do Rosário e a outros santos do Congado.
O Programa RIC
O Programa RIC é uma política contínua com o objetivo de ampliar a atuação da Cultura no âmbito das políticas permanentes e estratégicas de enfrentamento à discriminação racial e de fortalecimento das culturas de matrizes africanas, como premissa para efetivação da diversidade e da democracia cultural em Belo Horizonte. A iniciativa surgiu em 2023, tendo como motivação a celebração dos 20 anos da Lei 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e tornou obrigatório o ensino de História da África, cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica. Além dos 15 anos da Lei nº 11.645 que, após 5 anos, alterou a Lei 10.639 incluindo a temática indígena.
Reflexo de uma demanda histórica, a iniciativa é institucionalizada pelas normativas que amparam a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, e traz ações internas e externas da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, como a Agenda RIC 2025 e o Conteúdo Personalidades Negras.
Serviço
Programa Rede de Identidades Culturais (RIC) | Agenda RIC | agosto de 2025
Data: até 31 de agosto
Ingressos gratuitos
Programação completa no Portal Belo Horizonte
Série virtual “Personalidades Negras” disponível no Portal PBH