Projeto da PBH destaca a importância da ciência e construção de conhecimento científico

Os parques e escolas municipais de Belo Horizonte irão receber, durante todo o ano, o Projeto “Dando um Clic nos Parques”, proposta que pretende sensibilizar a população sobre a importância da ciência e o papel de cada cidadão na construção do conhecimento científico. A programação gratuita também será oferecida durante o “Desafio Mundial da Natureza Urbana”, de 25 a 28 de abril, em alguns parques da cidade.
As atividades iniciam-se com a apresentação do espetáculo “Dando um Clic com o Figurinha na Ciência”. O enredo se desenvolve em torno do palhaço Figurinha, idealizado e interpretado pelo professor Eduardo Brum. Por meio de uma abordagem lúdica e criativa, que mistura a arte da palhaçaria e experimentos científicos, as crianças são convidadas a uma vivência divertida, interativa e educativa sobre a importância da ciência para o presente e também para o futuro das gerações.
Após o espetáculo, a equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), realiza a exposição “Biodiversidade dos Parques”, que destaca espécies da flora e fauna presentes nos parques da cidade e a contribuição da ciência para a conservação da biodiversidade, além do papel do cidadão nesse processo. Neste momento, as crianças são convidadas a manusear as amostras da exposição, estimulando os sentidos.
O Projeto “Dando um Clic nos Parques” é realizado pela equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) em parceria com o Núcleo de Arte (NARTE), do Centro de Línguas, Linguagem, Inovação e Criatividade (CLIC), da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED – BH).
Projeto integra programação do Desafio Mundial da Natureza
Durante as atividades do projeto nas escolas e parques, são apresentados materiais educativos para incentivar a participação dos alunos e das famílias, por meio do aplicativo iNaturalist (www.inaturalist.org), no “Desafio Mundial da Natureza Urbana” em BH.
O projeto estará nos parques Marcos Mazzoni, na sexta-feira (25); Ursulina de Andrade Melo, no sábado (26) – excepcionalmente neste dia, não haverá a apresentação do espetáculo “Dando um Clic com o Figurinha na Ciência”; e Jacques Cousteau, no domingo (28). Confira a programação completa aqui.
O que é ciência cidadã?
A ciência cidadã consiste na parceria entre o público em geral e cientistas profissionais na coleta e compartilhamento de dados científicos. Ou seja, todos podem contribuir com pesquisas científicas ao registrar informações sobre a natureza, monitorar fenômenos ambientais ou ajudar na análise de grandes volumes de dados. Essa abordagem torna a ciência mais acessível e colaborativa, permitindo que mais pessoas participem da produção do conhecimento. Aplicativos como o iNaturalist, por exemplo, permitem que qualquer pessoa registre e compartilhe observações sobre a fauna e flora, ajudando pesquisadores na conservação da biodiversidade.
Sobre a plataforma iNaturalist
O iNaturalist – www.inaturalist.org – é uma plataforma on-line desenvolvida para o compartilhamento de fotografias e áudios sobre biodiversidade para ajudar os usuários a aprender mais sobre a natureza. Também é um sistema colaborativo de identificação de espécies e uma ferramenta para registrar ocorrências de organismos. As observações registradas na plataforma geram dados de qualidade científica, contribuindo para pesquisas que buscam compreender e preservar a natureza.
Sobre o Desafio Mundial da Natureza Urbana
O Desafio Mundial da natureza Urbana é uma competição amigável da qual participam mais de 700 cidades ao redor do mundo. A proposta é estimular a reflexão sobre a convivência entre cidade e natureza, destacando como as áreas urbanas podem ser ambientes ricos em espécies de seres vivos e aprendizado.
De 25 a 28 de abril, será realizada a maratona de observações, período em que os registros devem ser feitos. Em seguida, de 29 de abril a 4 de maio, ocorre a maratona de identificação, na qual a comunidade colabora para identificar as espécies registradas. Por fim, no dia 5 de maio, será anunciada a cidade com o maior número de registros identificados.