Propostas de melhorias do SUS serão debatidas na 17ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura realiza, de quinta-feira a sábado (26 a 28), a 17ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte, com o tema “SUS: Garantindo Direitos e Fortalecendo o Cuidado em Saúde”. O evento será no Dayrell Hotel e Centro de Convenções, localizado na Rua Espírito Santo, 901, Centro. Durante os três dias, gestores, usuários e trabalhadores da rede vão debater e votar ações para a melhoria da saúde pública. A expectativa é que cerca de 900 pessoas participem.
A abertura da conferência será às 18h de quinta e contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias; da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH), Ilda Alexandrino; e da superintendente do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Ferreira.
Também estarão presentes a promotora de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais, Josely Ramos Pontes, e outras autoridades e representantes da área da Saúde. “A construção de um SUS forte e de qualidade passa pela participação efetiva do controle social. Esse papel é exercido de forma notável pelos membros do Conselho Municipal de Saúde da capital. A conferência é o momento para, juntos, pensarmos, discutirmos e planejarmos o SUS que queremos para nossa população, nos próximos anos”, afirma o secretário Danilo Borges Matias.
As propostas que serão debatidas e votadas no evento foram elaboradas em 153 conferências locais, cinco pré-conferências, uma Conferência Livre Unificada, dez conferências hospitalares e nove conferências distritais. Seis eixos temáticos orientarão os debates:
Eixo I – Fortalecimento da Atenção Básica: Saúde da Família e da Comunidade;
Eixo II – Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças;
Eixo III – Ampliação da Rede de Atenção Especializada e Serviços
Complementares;
Eixo IV – Qualificação do Atendimento em Situação de Urgência e Emergência;
Eixo V – Valorização e Capacitação dos Profissionais de Saúde;
Eixo VI – Fomento à Participação e Fortalecimento do Controle Social.