Noticias

Protocolo Quebre o Silêncio será replicado no Arraial de Belô 2025


A Prefeitura de Belo Horizonte vai oferecer formação on-line para quadrilheiros e equipes que atuarão na Vila Gastronômica do Arraial de Belô sobre o Protocolo Quebre o Silêncio. As formações ocorrerão nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), totalizando quatro turmas. A expectativa da Belotur é que 150 pessoas participem de cada uma das formações, oferecidas pela Diretoria de Políticas para as Mulheres da Subsecretaria de Direitos Humanos.

O Protocolo Quebre o Silêncio foi criado pela PBH em 2024, com informações e fluxos para orientar bares, restaurantes e casas noturnas a implementar medidas para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco em suas dependências. A Lei Nº 11.261, de 9 de novembro de 2020, torna obrigatório a esses estabelecimentos se preparar para adotar as ações e foi regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 18.269, de 8 de março de 2023. A qualquer momento, os estabelecimentos podem acessar pbh.gov.br/quebreosilencio para se cadastrar e receber as formações gratuitas oferecidas pelo município. 

A subsecretária de Direitos Humanos, Luana Magalhães, explica que, além do bares e estabelecimentos da cidade, vincular o Quebre o Silêncio a grandes eventos é uma forma de garantir proteção às mulheres a qualquer tempo. “A parceria da Subsecretaria de Direitos Humanos com a Belotur na capacitação dos envolvidos no Arraial de Belô reitera nosso compromisso com a segurança e a proteção das mulheres nos grandes eventos da cidade. Temos um dos maiores arraiais fora do Nordeste e é muito importante que as mulheres belo-horizontinas saibam que elas podem curtir os festejos, que elas estarão protegidas, com equipes capacitadas para atuar na eventualidade de alguma intercorrência”, destaca.



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo