Psicólogo e assistente social do PAS viram ponto de apoio para familiares de estudantes da rede municipal

A equipe PAS da Escola Municipal Santo Antônio, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), promove um encontro semanal com os familiares dos estudantes matriculados na unidade para debater temas como convivência escolar, acessibilidade e luto. A iniciativa visa orientar e assegurar um espaço de referência para o convívio grupal, comunitário e social, bem como o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
Os encontros, mediados pelo psicólogo João Felipe Gonzaga e a assistente social Vanessa Quintanilha, fazem parte do Plano de Trabalho desenvolvido pelo Projeto PAS e acontecem às terças-feiras, desde maio de 2024, de forma permanente. Os participantes, que são mães, pais e cuidadores dos alunos da Escola Municipal Santo Antônio, elegem um tema para debate, orientados pelos profissionais, e tiram dúvidas sobre a escola.
Os temas são variados. Assuntos como “Sexualidade e deficiência” e “Luto e deficiência” são de grande impacto nas reuniões. Além disso, debates sobre as regras, os direitos e os deveres na escola têm surgido com frequência. Esses temas trazem esclarecimentos que ajudam no protagonismo e na emancipação desse coletivo.
Para a participante Heleninha Coeli Alves Sousa Araújo, estar presente nos encontros é muito útil para adquirir conhecimentos. “Tudo que o psicólogo passa, estamos aplicando em casa, com mais conhecimento para trabalhar no desenvolvimento dos nossos filhos”.
O psicólogo João Felipe, um dos responsáveis pela iniciativa, destaca que “os encontros são uma oportunidade de fala e de protagonismo das famílias e cuidadores, como pertencimento de uma comunidade, com espaço efetivo de escuta e ações programadas.”
Dessa forma, o Projeto PAS garante o diagnóstico e a intervenção multiprofissional, além de auxiliar as escolas em ações que contribuam para a melhoria da convivência no ambiente escolar e para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, respeitando os marcos legais das constituições municipal, estadual e federal.