Reunião do Comurb debate indicadores do Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu nesta quinta-feira (23) a 1ª reunião ordinária, em modelo virtual, do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb), com a presença de conselheiros representantes do Executivo e setor técnico. Um dos pontos debatidos foram os 109 indicadores do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob – BH).
Foi avaliada a formação de um grupo de trabalho para os debates preparatórios para as reuniões do Comurb e a perspectiva de aprofundar a discussão dos indicadores dos eixos do PlanMob. Os eixos são Mobilidade Ativa, Mobilidade Coletiva, Mobilidade Circulação Calma, Mobilidade Individual Motorizada, Logística Urbana, Acessibilidade Universal, Gestão, Fiscalização e Operação.
Para aprofundar o debate, foi agendada reunião extraordinária do Comurb para a próxima terça-feira (28).
Sobre o Comurb
Os eleitos para o biênio 2025-2027 tomaram posse no dia 18 de setembro. A 1ª reunião foi aberta pelo presidente do Comurb, o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer Santos e Campos. A pauta foi deliberada por Liliana Delgado Hermont, diretora de Planejamento Estratégico e Inovação da Superintendência de Mobilidade Urbana.
O Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo, que tem como atribuições: definir e rever os indicadores de desempenho a serem tomados como referência para o monitoramento e a avaliação do PlanMob – BH; acompanhar, monitorar e avaliar os investimentos em mobilidade e o uso dos recursos dos fundos da mobilidade; avaliar o balanço anual das metas do plano de mobilidade urbana; propor metas relativas aos instrumentos de gestão da mobilidade urbana em médio e longo prazo; emitir parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e no mapa de rede estruturante de transporte coletivo.




