Noticias

Seminário com especialista em relações raciais marca a abertura do Novembro Negro


A Prefeitura de Belo Horizonte promove no dia 3 de novembro (segunda-feira), das 14h às 17h, o seminário virtual “Desmistificando a Autodeclaração e Heteroidentificação Racial”, com palestra do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, doutor e referência nacional em estudos sobre relações raciais, ações afirmativas e políticas de equidade racial. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro por este link. A atividade marca a abertura oficial da programação do Novembro Negro 2025.

Organizado pela Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR) da Subsecretaria de Direitos Humanos, o seminário tem como objetivo aprofundar o debate sobre os processos de autodeclaração e heteroidentificação racial, fundamentais para a efetivação das políticas públicas de igualdade racial e para o fortalecimento de ações afirmativas que promovem a reparação histórica da população negra.

Durante a transmissão, serão debatidos os fundamentos conceituais, jurídicos e políticos que orientam esses processos, além dos desafios enfrentados pelas gestões públicas na adoção de mecanismos que assegurem transparência, legitimidade e respeito à identidade racial de cada pessoa.

“Debater esse tema é essencial para fortalecer as políticas de igualdade racial e garantir que os instrumentos de reparação histórica sejam aplicados com justiça e respeito à identidade de cada pessoa, contribuindo para ampliar a compreensão sobre os mecanismos que sustentam as ações afirmativas”, destaca a subsecretária de Direitos de Humanos, Luana Magalhães. 
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo