Noticias

Serviço Família Acolhedora é divulgado ao público em evento na Praça da Estação


O Serviço Família Acolhedora, da Prefeitura de Belo Horizonte, fará parte da programação da 2ª edição do Projeto Espaço D’Elas e da 1ª edição do Projeto Nascentes, das coordenadorias da Infância e da Juventude (Coinj) e da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (Comsiv). Os eventos simultâneos serão promovidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) neste domingo (31), na Praça da Estação, das 9h às 13h.

O público poderá conhecer melhor o Serviço Família Acolhedora, em que a Prefeitura garante acolhimento familiar provisório a crianças e adolescentes afastados do convívio com a família de origem por medida de proteção. Profissionais estarão disponíveis para orientações, esclarecimento de dúvidas e entrega de materiais informativos.

Atualmente, 50 famílias estão habilitadas para receber essas crianças e adolescentes em seus lares. É uma ação voluntária que cria vínculos e deixa marcas positivas para sempre na vida da criança e também na família acolhedora. O objetivo não é a adoção, mas sim apoiar temporariamente, até que a criança ou adolescente possa voltar para sua família de origem ou seguir para outra medida definitiva. 

Assistência Social

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma medida protetiva da política de Assistência Social prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente que oferece um lar temporário para crianças e adolescentes afastados de suas famílias por situações de risco. O serviço oferece cuidado, afeto e estabilidade emocional enquanto se busca a reintegração familiar ou uma solução definitiva.

O objetivo da ação do TJMG é promover o diálogo intersetorial e a integração entre políticas públicas e serviços, com foco na prevenção e erradicação da violência de gênero e raça, na proteção integral de crianças e adolescentes e no fortalecimento de vínculos comunitários.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo