Noticias

Servidoras da PBH participam de etapa internacional de programa para lideranças femininas


A secretária adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), Mariana Mendes, e a diretora Administrativo-Financeira da SLU, Camila Coutinho, representaram a Prefeitura de Belo Horizonte na etapa internacional do Programa de Formação de Lideranças Femininas em Finanças Públicas, realizada na Harvard Division of Continuing Education, em Cambridge (EUA).

Para avançar à etapa internacional, as participantes desenvolveram propostas para a solução de problemas identificados no dia a dia da administração pública. O grupo de Mariana Mendes propôs a criação de uma plataforma web para captação de emendas impositivas, especialmente as emendas PIX, com módulo de participação popular e de prestação de contas.

“Na segunda seleção, precisávamos propor políticas públicas para solucionar desafios reais da gestão. Nosso grupo propôs o desenvolvimento dessa plataforma justamente para garantir a destinação mais efetiva e direcionada dos recursos públicos tramitados nessa modalidade de emendas, e promover a transparência e a participação social nesse processo”, explica Mariana.

Já o grupo de Camila Coutinho apresentou o projeto “Liderança Feminina Diversa e Transformadora: Programa de mentoria para mulheres no setor público”, que propõe um modelo de mentoria para fomentar a diversidade nas lideranças públicas. “A ideia é que o programa seja implantado em diversos órgãos das esferas infranacionais a partir de um guia prático altamente adaptável e replicável, com objetivos e indicadores adequados para cada contexto”, destaca.

A etapa internacional foi ministrada pelas professoras Jill Slye, Diana Buttu e Areen Shahbari, com foco em comunicação, negociação e estratégia, combinando aulas teóricas, oficinas práticas e visitas técnicas à universidade, reconhecida mundialmente pela excelência em ensino e pesquisa.

A etapa nacional do Programa de Formação de Lideranças Femininas em Finanças Públicas ofereceu 100 vagas a gestoras das áreas de finanças públicas de todo o país. Sustentado sobre quatro pilares principais (finanças públicas, liderança feminina, estratégia e ESG), o programa teve duração de 156 horas, com aulas ministradas entre março e outubro deste ano, período em que as alunas também tiveram que desenvolver os projetos aplicados para concorrer ao módulo internacional.

A iniciativa, promovida pelo Banco do Brasil, Tesouro Nacional e Insper, teve como objetivo ampliar a presença feminina em cargos de liderança no setor público. Além de Mariana Mendes e Camila Coutinho, participaram do programa (no âmbito nacional) as servidoras Cláudia Fusco e Marília Xavier, da Controladoria-Geral do Município, e Marília Xavier, que integraram o grupo de quatro representantes de Belo Horizonte entre as cem mulheres selecionadas em todo o país.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo