Noticias

Servidores municipais apresentam proposta para denunciar racismo no Suas-BH


Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte concluíram a segunda edição do Programa de Lideranças Negras (PLN), formação nacional para o fortalecimento da presença negra em espaços de decisão da gestão pública. Eles apresentaram proposta para implementação de um fluxo de denúncias de discriminação racial no Sistema Único de Assistência Social de Belo Horizonte (Suas-BH).

Para os servidores participantes, a iniciativa representa a possibilidade de transformar BH em referência no país de enfrentamento ao racismo no serviço público. O curso teve carga horária de 120 horas, ao longo de sete meses, e contou com a participação de servidores de BH e outros 13 municípios brasileiros.

Como etapa de conclusão, cada grupo apresentou um trabalho prático. A proposta de denúncia no Suas-BH foi apresentada pelos servidores Ana Pimenta, Maria Aline Barboza, Cleile Camilo e Vinicius Mendoza, representantes da capital mineira, e prevê a criação de um canal oficial que funcione com base em três pilares: acolhimento inicial com escuta qualificada; encaminhamento formal aos setores competentes para tratamento e apuração das denúncias; e devolutiva institucional com acompanhamento dos casos e promoção de ações preventivas.

A proposta já começou a ser discutida internamente na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). O objetivo é avançar na formalização de um fluxo institucional e na organização de uma campanha de combate ao racismo no Suas.

O Programa de Lideranças Negras é uma iniciativa nacional que busca formar e conectar profissionais negros da administração pública, promovendo o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de estratégias para o combate às desigualdades raciais na gestão governamental.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo