Noticias

Simulado avalia capacidade de atendimento em ocorrências com múltiplas vítimas em BH


A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a PUC Minas, realizou neste sábado (29) o 1º Simulado Realístico de Eventos de Múltiplas Vítimas, uma ação para avaliar, na prática, a capacidade de atendimento e o tempo de resposta integrada do município em situações de desastre. O objetivo do simulado foi avaliar o cumprimento dos fluxos estabelecidos no Plano Municipal Assistencial em Eventos de Múltiplas Vítimas, lançado em fevereiro deste ano.

O cenário simulou a queda de uma aeronave de pequeno porte em área urbana, envolvendo veículos, com incêndio de grandes proporções, risco de explosão e tumulto popular. Além da aeronave, as equipes também atuaram em outros acidentes simultâneos secundários. Ao todo, foram 50 vítimas, com 32 sendo atendidas pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou transportadas, classificadas em: 4 óbitos, 8 vermelhas (críticas), 10 amarelas (moderadas) e 10 verdes (leves). As demais receberam assistência no próprio local.

Os socorridos foram encaminhados para uma das nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou para hospitais que contam com pronto-socorro e que atendem à rede SUS-BH. Para garantir toda a assistência necessária à população da capital, o Consórcio Aliança pela Saúde disponibilizou oito ambulâncias para serem utilizadas exclusivamente durante o simulado. Além disso, houve plantão extra no Samu-BH para assegurar a presença de mais profissionais em atuação enquanto a atividade esteve em andamento.

Durante o treinamento foram verificados os processos de atendimento às vítimas, a articulação entre os órgãos, a eficiência da atuação conjunta em cenários de alta complexidade e a capacidade das unidades de saúde em absorver um grande número de feridos simultaneamente. Também foi contabilizado o tempo de resposta a fim de identificar possíveis gargalos. Todas as informações e dados coletados serão analisados pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

A atividade contou com mais de mil participantes, sendo cerca de 400 atuando diretamente na cena do acidente simulado. Participaram as equipes da SMSA, incluindo o Samu; da BHTrans; da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, por meio da Guarda Civil Municipal e do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH); da Defesa Civil; da Diretoria do Novo Anel; além de estudantes da PUC Minas; profissionais do Corpo de Bombeiros; do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit); da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Rodoviária Federal. Cada órgão atuando com ações específicas e de forma integrada.

“Lançamos o Plano Municipal Assistencial em Eventos com Múltiplas Vítimas, que prevê a realização de um simulado a cada dois anos. O que estamos fazendo aqui hoje é para fortalecer ainda mais nossos protocolos, para que as próximas versões incorporem as lições aprendidas durante o simulado. Trata-se de uma ação de grande magnitude, com um grau de realidade altíssimo, o que proporciona às nossas equipes um material extremamente valioso para treinamento.”, destaca o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

BHTrans

A BHTrans realizou operação de trânsito especial para garantir a segurança viária durante o simulado de múltiplas vítimas no bairro São Gabriel.

A equipe da BHTrans restringiu o estacionamento em ambos os lados da Rua Walter Ianni, entre a Rua Edson Silveira e a marginal do Novo Anel, a partir das 22h de sexta-feira (28), para garantir espaço para acomodação da aeronave, veículos acidentados, viaturas de emergência e demais equipamentos de apoio, que compõem o cenário do simulado.

Para viabilizar a logística da ação, a BHTrans apoiou o deslocamento do caminhão munck que transportou a aeronave, no trajeto que se iniciou na Avenida Cristiano Machado, próximo à divisa com a MG-10, sentido bairro/Centro.

A partir de vistoria conjunta realizada no local, ficou definido o fechamento da Rua Walter Ianni, entre a Rua Jacuí e a marginal do Novo Anel, neste sábado (29). O trecho ficou parcialmente liberado apenas para trânsito local entre a Rua Jacuí e a Rua Edson Silveira, garantindo o acesso à 24ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar. Já o segmento entre a Rua Edson Silveira e a marginal permaneceu totalmente interditado durante o simulado.

Foram implantadas faixas de pano informativas na via marginal do Novo Anel e nas vias do entorno quanto aos desvios e as interdições de vias. Durante toda a operação, a BHTrans manteve equipe de monitoramento e agentes de trânsito desde o início da interdição até a liberação total da via.

Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) participou do simulado de Evento com Múltiplas Vítimas oferecendo apoio operacional para que os órgãos envolvidos atuem de forma integrada. Durante o exercício, o COP-BH acionou as instituições responsáveis pela resposta, monitorou os estágios operacionais da cidade, que variam de normalidade em situação de crise, e realizou o nivelamento das informações na Sala de Controle Integrado, garantindo que todos os participantes tivessem a mesma leitura do cenário.

O COP-BH também acompanhou as ocorrências geradas pelo exercício e fez o monitoramento contínuo por meio das câmeras de videomonitoramento. No local da ocorrência, três equipamentos deram suporte direto à operação. Todas as informações foram repassadas aos órgãos envolvidos para assegurar a interoperabilidade prevista no plano de contingência, até o comunicado de retorno à normalidade.

Já nas imediações do local, a Guarda Civil Municipal reforçou a segurança viária, com equipes do turno distribuídas em pontos estratégicos do Novo Anel, com 41 guardas e 10 viaturas.

A Defesa Civil instalou um Posto de Comando estruturado com o Sistema de Comando de Operações no local com o objetivo de organizar e agilizar as ações de resposta ao desastre. Essa estrutura garantiu que todas as atividades fossem coordenadas de forma rápida e segura, priorizando a proteção de vidas e a redução de danos.



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo