Noticias

Smed promove curso de gestão de crises inédito para profissionais da Rede


A Secretaria Municipal de Educação (Smed) ofereceu nesta semana a 24 profissionais da Rede Municipal de Educação o Curso de Formação PCM – Sistema Profissional de Gerenciamento de Crises. O aprimoramento visa a capacitar os educadores acerca do manejo e contenção de crises de alunos com transtorno, especialmente os que estão no espectro do autismo, de forma humanizada.

O curso de formação em PCM (Professional Crisis Management) é reconhecido internacionalmente por oferecer um sistema de intervenção focado na prevenção e na gestão não violenta de crises. A metodologia do PCM capacita os profissionais a identificar os gatilhos, desescalar situações de conflito e, quando necessário, utilizar técnicas de manejo físico seguras, sempre priorizando a dignidade e a integridade de todas as partes envolvidas.

Tatiana Servos, afirmou que “nos países onde a inclusão tem melhores indicadores, todos os profissionais das escolas possuem a certificação PCM. Ainda estamos engatinhando, mas, até o final do ano, todas as nossas escolas contarão com pelo menos dois profissionais formados.”

O projeto é comemorado pelas 24 escolas que abrem a formação. Cristiane Moreira, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Paulo Mendes Campos, conta que a realização do curso é de grande aprendizado profissional. “Acredito que esta formação deveria ser ampliada e ofertada a mais profissionais da educação, pois fortalece nossas práticas inclusivas e nos prepara melhor para lidar com os desafios do cotidiano escolar.”

A secretária Natália Araújo fechou o encontro formativo pedindo que as práticas sejam compartilhadas com os demais profissionais nas escolas até que a Smed consiga levar a certificação para todos, o que é um compromisso da gestão Álvaro Damião: educação inclusiva de verdade.

As atividades têm duração de 25 horas, sendo 21 presenciais e 4 remotas. O curso foi organizado pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), setor da Smed.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo