Noticias

Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência


Foi iniciada nesta terça-feira (4) a Copinha Chega Aí, campeonato de futsal que reúne as escolas municipais Israel Pinheiro, Doutor Júlio Soares, Fernando Dias Costa e Padre Francisco. A competição vai até 28 de novembro, quando será disputada a final. Disputada nas quadras das escolas e em espaços parceiros, contará com três categorias: sub-13 masculino, sub-15 masculino e feminino livre.  

Serão cerca de 300 pessoas envolvidas, entre atletas (estudantes), equipes técnicas e pedagógicas, torcidas, comunidade escolar e do território, ampliando o alcance e impacto dentro das escolas e fortalecendo os vínculos comunitários.

Participação feminina

Em sua segunda edição, neste ano a Copinha Chega Aí terá a participação de times femininos, reafirmando o compromisso do projeto com a equidade de gênero e o incentivo à prática esportiva entre todos os estudantes. 

A final contará com a presença especial da goleira Taty Amaro, referência do futebol feminino mineiro. A atleta defende o Cruzeiro desde 2022, após passagens por Palmeiras, Corinthians e Vitória. É a goleira com o maior número de jogos pelo time feminino celeste e bicampeã do Campeonato Mineiro Feminino (2023 e 2024).

Prevenção Social

O Projeto Chega Aí é uma iniciativa dedicada à prevenção social da violência e à promoção de oportunidades para adolescentes e jovens de Belo Horizonte. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), em parceria com o Instituto Avante Social, busca construir trajetórias de inserção social e protagonismo juvenil por meio da integração entre arte, cultura, esporte e formação cidadã, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando horizontes de futuro.

“O projeto é um encontro entre adolescentes, escolas e educadores para criar oportunidades de inserção social pelo esporte e pela convivência coletiva. Faz parte de um trabalho de proteção social muito importante nos territórios mais vulneráveis”, destaca a diretora de Prevenção Social à Criminalidade, Marcia Alves.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo