Trilha do Cerrado é uma das atrações do Parque das Mangabeiras neste domingo (12)

Neste domingo (12), os amantes da natureza terão mais uma oportunidade de participar de um percurso guiado por dentro da mata do Parque das Mangabeiras Maurício Campos. A Trilha do Cerrado, que já faz parte da programação de educação ambiental da instituição, tem saída marcada para 10h com um grupo máximo de 25 pessoas. O objetivo é apresentar ao participante, de forma guiada e direcionada, um resumo da biodiversidade e beleza do bioma que dá nome à trilha e está muito presente no parque, com vestígios de fauna e vegetação característica.
A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição até 16h desta quinta-feira 9) por e-mail (educaparques@pbh.gov.br). As vagas são limitadas. A entrada do parque é pela Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras. A Trilha do Cerrado é indicada para toda a família (exceto para pessoas com mobilidade reduzida), mas crianças podem participar somente acompanhadas de um responsável.
O cerrado é um dos mais importantes biomas brasileiros, ocupando mais de 2 milhões de m2 (cerca de 23% do território nacional), atrás apenas da Floresta Amazônica. O percurso da trilha, que ocorre em meio à mata nativa do Parque das Mangabeiras, é de aproximadamente 400 metros e dura cerca de uma hora, guiado pela equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
No caminho, destacam-se as espécies da fauna e flora típicas do cerrado, que ocupa áreas de maior altitude do parque, onde os solos são mais rasos e com baixa disponibilidade de nutrientes. Árvores como o barbatimão, a candeia, a caviúna, a guabiroba, o murici e o pau-santo são comuns nas áreas do bioma e é possível que sejam conhecidas durante a atividade.
“A proposta é que o visitante e sua família possam conhecer o parque sob um outro olhar, mais técnico, que vai apresentar o valor de termos esse patrimônio ambiental preservado em meio ao centro urbano, além de ser uma atividade agradável, que estimule o uso e ocupação consciente das nossas áreas verdes de lazer”, afirma Roberta Martins, assessora de Educação Ambiental da FPMZB.
Para aproveitar o passeio com conforto e segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados e recomenda-se a utilização de roupas confortáveis, protetor solar, repelente de insetos, chapéu ou boné e levar uma garrafinha de água. No caso de eventos climáticos extremos ou adversos, a atividade poderá ser cancelada.
Trilhas guiadas em parques municipais
Além da Trilha do Cerrado, a FPMZB oferece outros percursos guiados em diferentes parques da cidade. Confira aqui a programação completa e os detalhes sobre cada trilha.